ESTUDOS E EVENTOS

Participação em eventos sobre Transtorno de Acumulação e temas afins

Preocupadas em acompanhar os avanços dos municípios sobre os problemas relacionados ao Transtorno de Acumulação, estamos sempre nos atualizando e participando de eventos promovidos e organizados pelas Secretarias de Saúde Pública. 

III Encontro sobre Acumulação Compulsiva 

Estivemos presentes no III Encontro sobre Acumulação Compulsiva, que aconteceu no dia 29 de setembro de 2015, no Centro Cultural Adamastor, em Guarulhos.
O Encontro teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade do diálogo e atenção compartilhada, visando multivulnerabilidades (ambiental, social, habitacional, física, mental, judicial) e avaliar os avanços e desafios dos territórios com ênfase nas instâncias da Secretaria Municipal da Saúde, no que tange às ações intersetoriais.
Teve como público alvo profissionais que atuam na área de saúde, assistência social, habitação, limpeza urbana, Ministério Público e conselhos de saúde.

Fragmento de uma das palestras do III Encontro sobre Acumulação Compulsiva

II Encontro sobre Acumulação Compulsiva


Participamos do II Seminário sobre Acumulação Compulsiva, realizado no dia 10 de novembro de 2015, na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas - APCD.

Organizado pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte, o Seminário teve como proposta abordar sobre o Transtorno de Acumulação e seus desdobramentos sociais, além de mostrar os avanços e desafios para as redes de atenção na perspectiva da Intersetorialidade e integralidade.

IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública



O evento tratou do Transtorno de Acumulação e Saúde Pública numa abordagem intersetorial.

A necessidade de coletar intencionalmente objetos ou animais, à dificuldade em desfazer se dessas posses e, problemas de organização associados ao ambiente de convívio e a interface com a saúde pública, onde temos potenciais riscos à saúde individual e coletiva.

Este vídeo está disponibilizado na internet: www.iptv.usp.br.

Repensando a Loucura: uma visão integral





Esse evento aconteceu nos dias 12 e 13 de maio de 2017, no auditório do IPq do Hospital das Clínicas.

O objetivo foi debater a co-criação de um novo modelo de entendimento e tratamento das experiências espirituais e/ou anômalas.

X Ciclo de Atualizações em Zoonoses e Saúde Pública


O evento tratou do Transtorno de Acumulação e Saúde Pública numa abordagem intersetorial.


Imagem de um dos slides apresentados por uma das palestrantes, com a frase de Gilberto Freyre: 'Há casas cuja fachadas indicam todo um gênero de vida nos seus mais íntimos pormenores.'

Eventos em outras áreas:


Experiência interativa entre gerações, simulando as limitações e os efeitos físicos da passagem de tempo e propondo uma reflexão sobre um tema cada vez mais presente na sociedade: a dificuldade em lidar com as questões da longevidade. UNIBES Cultural - 02 de maio de 2018

Leitura do mês:
Geralin Thomas. From Hoarding to Hope: Understanding People Who Hoard and How To Help Them . MetroZing Publishing. Edição do Kindle.

Trandução livre do título para o português: 'Da Acumulação à Esperança - Entendendo as pessoas que acumulam e como ajudá-las'

O livro traz uma abordagem multidimensional para a compreensão das desordens e tendências de acúmulo. É um guia estratégico, um ponto de partida para ajudar a montar a equipe certa, se necessário, para um ente querido ou como parte do trabalho de um Profissional de Organização.


Livros sugeridos:
The ICD Guide to Challenging Disorganization For Professional Organizers, edited by Kate Varness, Institute for Challenging Disorganization


What Every Professional Organizer Needs to Know About HOARDING, Judith Kolberg


Making Peace with the Things in Your Life, by Cindy Glovinksy 



Attention Deficit Disorder: The Unfocused Mind in Children and Adults, by Thomas E. Brown


From Hoarding to Hope, Geralin Thomas

Secrets of Professional Organizers, Donna Smallin Kuper

Site sugerido para visita:
 https://challengingdisorganization.org/

Fique por dentro das novidades

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!

O que você procura?

Contato:

suporte@desorganizacao.com.br
Telefone: 11 5524-2014

Destaques no blog

Subir