Você sabe quais profissionais ajudam a resolver o problema da Desorganização Crônica?

Publicado no dia 13 de fevereiro de 2019



Existem alguns profissionais que podem ajudar a resolver o problema da Desorganização Crônica. Como cada um atua e qual seu papel? O texto a seguir esclarece essas questões.
desenho de mãos esticadas e coloridas
Banco de Imagens Pxhere
Desorganização Crônica, como o próprio nome indica, é quando uma pessoa está desorganizada por um longo período e, por mais que tente, não consegue se organizar sozinha, e essa situação persiste prejudicando sua qualidade de vida. Necessariamente, a pessoa que se encontra cronicamente desorganizada não tem compulsão por aquisição, mas o fato de não conseguir se organizar traz ansiedade, vergonha e muito sofrimento.

A desorganização crônica não é uma categoria homogênea, existem várias causas e graus de dificuldade para serem trabalhados.

De início, quem tem problema de desorganização vai procurar um profissional de organização, o Personal Organizer, que avalia a situação e busca soluções. Em alguns casos, o Personal Organizer pode propor trabalhar com uma equipe de profissionais para organizar o ambiente. Ou, propõe um projeto trabalhando junto com o cliente, passando tarefas para que sejam completadas entre uma sessão e outra. Também, pode propor uma consultoria onde vai orientar o cliente como ele deve fazer a organização e, até mesmo, oferecer recursos para que o cliente desenvolva habilidades de organização, como palestras, oficinas e cursos.

Caso o profissional de organização identifique que, por trás desta desorganização existem aspectos psicológicos, deve orientar o cliente a buscar um profissional da saúde mental, e que normalmente é o psicólogo.

O Psicólogo pode contribuir na diminuição da desorganização crônica, ao identificar o funcionamento do indivíduo e o que está contribuindo para manter a desorganização, como por exemplo: a dificuldade de gestão de tempo, de delegar, de colocar limites, de controlar impulsos... e trabalhar esses aspectos em terapia. O psicólogo vai também identificar e trabalhar aspectos como apego excessivo, ansiedade, depressão. Quando necessário, o psicólogo indica que esse paciente procure outros profissionais da saúde, como o Psiquiatra ou Neurologista.

O Psiquiatra e o Neurologista, em sendo médicos, irão fechar o diagnóstico através de consultas e exames clínicos e indicar o tratamento adequado e que pode ser medicamentoso ou terapêutico.
Foto de uma pílula
Banco de Imagens Pxhere
Quero destacar que só o médico está apto a receitar remédios e, preferencialmente, deve-se procurar o médico especialista na área em questão. Nem o psicólogo e, muito menos, o profissional de organização podem indicar remédios.

Não existe remédio para fazer uma pessoa ser mais organizada, pois é uma habilidade complexa que implica vários aspectos físicos, mentais e psicológicos do funcionamento do indivíduo. Os remédios ajudam em questões específicas, tais como diminuição de ansiedade, aumento da atenção ou diminuição da depressão.

Cada profissional tem um saber específico e uma forma de contribuir. Quando os profissionais contratados trabalham em contato entre si, o aproveitamento é bem melhor.

No entanto, é o indivíduo que está em situação de acúmulo ou desorganização crônica o principal responsável por buscar soluções e comprometer-se com as mudanças.
A ajuda pode vir de fora, mas a mudança vem de dentro!  
foto de duas pessoas pulando de felicidade, ao pôr-de sol
Banco de Imagens Pxhere
Desenvolver novas habilidades requer consciência e determinação. Sim, é possível a mudança e os resultados realmente valem a pena, pois a vida fica bem melhor e mais leve!

Caso precise de ajuda ou conhece quem precisa, envie-nos uma mensagem para o e-mail: suporte@desorganizacao.com.br 
Meu grande abraço,
Deborah J. Williamson Passos

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso! Muito claro e apresentando informações imprescindíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos seu comentário, Jacqueline! É importante esclarecer e disseminar sobre qual a função dos profissionais que atendem pessoas com problemas sérios de desorganização. Forte abraço,

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é importante para nós!

Fique por dentro das novidades

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!

O que você procura?

Contato:

suporte@desorganizacao.com.br
Telefone: 11 5524-2014

Destaques no blog

Subir