Quero ajuda com minha desorganização!

Publicado no dia 27 de fevereiro de 2019



Nesta postagem replico uma troca de e-mails com uma pessoa que me pediu ajuda e que vou identificá-la com as letras EM (prefiro manter somente as iniciais para preservar sua identidade). O intuito é esclarecer até que ponto o Profissional de Organização pode chegar e qual a abordagem que deve fazer em situações em que o cliente em potencial se diz uma pessoa que está desorganizada e pede ajuda.

Imagem de 2 pessoas, uma ao celular e outra no notebook.
Banco de Imagens Pxhere
EM: Acabei de ver um vídeo de uma entrevista sua com a Rafa. Eu sou muito desorganizado. Visualizo isso como meu principal defeito e vejo isso impedindo que eu me desenvolva. Meu tempo é sempre curto e não consigo ter e obedecer a uma agenda. E sempre minha casa está desorganizada. Sou uma pessoa extremamente criativa e vejo que essa qualidade me torna "aéreo" e me prejudica em ter foco. Gostaria de saber o que você me aconselha a fazer. Obrigado!

Yolanda Hollaender: Olá! Agradeço o contato. Pessoas que estão desorganizadas tendem a ser muito criativas e perdem o foco durante as atividades - têm vários interesses e, com isso, se desorganizam e deixam de ser produtivas. 

imagem ilustrativa
A melhor maneira de amenizar essa situação é a disciplina. Acostume-se a ter um calendário de tarefas que você possa visualizar facilmente - existem modelos de porte pequeno (à venda em papelarias). Assim, você marca o compromisso ou a atividade com marcadores coloridos autoadesivos e cumpre o horário, sem perder o foco.
imagem ilustrativa
Outra forma de você se organizar é usando a TécnicaPomodoro. Calcule o tempo de uma determinada atividade, desligue celular ou TV e se dedique a realizar essa tarefa, fazendo intervalos de 5 minutos a cada 25 minutos de tarefa realizada. Por exemplo: Se você tem um trabalho que você calcula levar 60 minutos para completar, use um cronômetro (timer) e programe 25 minutos para se dedicar exclusivamente à tarefa (sem qualquer interferência). Assim que tocar o sino, descanse por 5 minutos (nesse tempo, você toma uma água, responde rapidamente a uma mensagem no celular, etc.). Depois, volte para a mesma atividade para terminar. Dessa forma, você perceberá que seu tempo é melhor aproveitado.
Espero ter ajudado e, se precisar de mais ajuda, podemos marcar uma consultoria online.
Se me permitir, gostaria de usar seu exemplo para ilustrar no meu blog. Pode ser?
Meu cordial abraço,

Retorno de EM: Bom dia Yolanda! Pode sim! E obrigado pelo tempo dedicado! O que você acha de remédios como a Ritalina? Acredito que me ajudaria sim, mas tenho medo de efeitos colaterais.

Yolanda Hollaender: Olá, EM! Agradeço por permitir a divulgação do caso para ilustrar em meu blog ou Oficinas. Quanto a sua pergunta sobre remédios, quero esclarecer que sou Profissional de Organização e meu trabalho é criar sistemas de organização, levando em conta o estilo de vida do cliente, deixando o espaço mais prático e funcional. Não estou capacitada para opinar sobre medicamentos e, nem mesmo a psicóloga Deborah Passos, com quem faço parceria no atendimento às pessoas em situação de acúmulo ou desorganização crônica, pode opinar sobre efeitos colaterais de determinados remédios. Minha sugestão é que você pergunte ao médico de sua região, ou no Posto de Saúde local. Melhor, certo?

Sobre este assunto, recentemente a psicóloga Deborah Passos, com quem faço parceria na Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização, publicou o texto ‘Você sabe quais profissionais ajudam a resolver os problemas da Desorganização Crônica?’ que recomendo ler, pois é importante saber quais os profissionais que podem ajudar a resolver ou diminuir o problema da Desorganização Crônica, como cada um atua e qual seu papel.

Em sendo Consultora de Organização, com foco em situação de acúmulo e desorganização crônica, proporcionamos várias formas de atendimento:

OFICINAS PRESENCIAIS – em parceria com a psicóloga
1ª) Adquirindo Controle sobre a Desorganização – oficina mais densa, o programa é feito em 2 etapas, em grupo de no mínimo 6 participantes, em lugar pré-determinado - no total são 12 sessões (tempo de duração: 3 meses).
Objetivo da oficina: levar o cliente à conscientização do problema até o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento da desorganização. Serão seis encontros em cada etapa, de duas horas semanais, em grupo, com exercícios práticos. Na primeira etapa focamos mais na questão da consciência e na segunda na organização em si.
Depoimento de uma das participantes da Oficina, realizada de agosto a dezembro de 2018.:

Carta de uma das clientes da Oficina

2ª) Diminuindo a Aquisição Excessiva - são 2 sessões em grupo de no mínimo 10 participantes, com 2hs cada sessão (tempo de duração: 2 semanas). 
Objetivo da oficina: sensibilizar para a diminuição do consumo exagerado, que causa prejuízo emocional, traz dificuldade financeira, interfere no relacionamento tanto pessoal como profissional. 
Oficina a ser lançada em abril de 2019.

imagem da parceria Yolanda Hollaender e Deborah W. Passos
Presencial com a participação do cliente durante todo o processo, em até 4 horas de duração cada visita – o tempo do projeto dependerá da necessidade do cliente;

Consultoria presencial semanal em que fico 2hs junto com o cliente, dou início às tarefas e passo atividades para serem feitas entre uma sessão e outra - o número de sessões dependerá do progresso na execução das tarefas e da necessidade apontada pelo cliente.

Consultoria online em que faço sessões de 1h30 cada, pelo Skype ou outro meio de comunicação simultânea - passo atividades e acompanho a evolução através de vídeos ou fotos – o número de sessões é determinado pelo cliente.

Você tem perguntas e quer mais informações sobre as várias formas de atendimento que oferecemos? Então, envie-nos um e-mail para suporte@desorganizacao.com.br ou preencha o formulário, clicando aqui
Meu abraço,
Yolanda Hollaender
Sócio fundadora da ANPOP e membro do ICD

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é importante para nós!

Fique por dentro das novidades

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!

O que você procura?

Contato:

suporte@desorganizacao.com.br
Telefone: 11 5524-2014

Destaques no blog

Subir