Cada coisa em seu lugar e um lugar para cada coisa

Publicado no dia 7 de fevereiro de 2018


Imagine-se numa daquelas manhãs em que o despertador não toca, você se veste às pressas pegando a primeira roupa que vê pela frente, sem perceber que falta um botão no blazer e, ainda por cima, você não encontra a blusa listada que deveria estar naquela parte do armário.  Ao abrir a porta de saída da casa se lembra que esqueceu de separar um documento importante para ser usado numa reunião agendada há uma semana. Volta correndo para procurar, mas não consegue achar o tal documento e se dá conta de que sua casa está de cabeça para baixo!

Quantas vezes você já passou por uma situação parecida? Vou te dar umas dicas para que isso jamais aconteça com você!



Nesse exercício de imaginação em que você acorda tarde, uma sucessão de erros acontece e o caos toma conta com a abertura de gavetas, caixas, armários, o mau-humor, o estresse - E o dia só estava começando -, pode-se observar 2 erros básicos: a falta de planejamento e a de organização.  
  • Se você tivesse checado o despertador antes de se deitar, teria levantado na hora certa.
  • Se você tivesse guardado o documento num lugar determinado e separado na véspera, não precisaria procurá-lo pela manhã.
  • Se você tivesse separado a roupa que iria vestir no dia seguinte, teria percebido a falta de botão e a blusa fora do lugar.
Percebeu o quanto a organização fez falta? O fato de deixar tudo para depois só atrapalha!

Organizando a casa e as ideias



Quando se tem uma vida atribulada, em que se assume muitas responsabilidades, normalmente é o lugar onde se mora que fica em segundo plano. Embora pareça simples pensar em ‘arrumar’ a casa nas horas livres, nem sempre isso é eficiente porque ‘a tal hora livre’ nunca chega e se sobra um pouco de tempo no final de semana o cansaço é tanto e a bagunça na casa é tamanha que só se pensa em aproveitar esse tempo para o lazer. Mais do que justo! No entanto, o caos continua e, certamente, aquela situação que descrevi no exemplo vai acontecer mais vezes. Vira uma bola de neve.

Para evitar estresse e piorar o problema o melhor a fazer é reservar alguns minutos diários de seu precioso tempo não só para arrumar, mas organizar a casa.

Veja como isso é possível com 7 exemplos práticos de como começar e terminar o dia relaxado, sair e voltar para casa feliz da vida!
  1. Ao se levantar, depois de sua higiene, guarde as roupas que usou no dia anterior e tire as que precisam ser lavadas, deixando-as no cesto de roupa suja ou separadas para a Lavanderia.
  2. Antes de deixar o quarto de dormir, estique as roupas da cama e pendure as toalhas de banho para secar, pois quando você voltar para casa verá um quarto aconchegante.
  3. Tomou seu café da manhã, coloque de volta o que foi tirado da geladeira e lave a pouca louça usada – deixe-a no escorredor e cubra com um pano de prato limpo, se preferir. Seque a pia!
  4. Ao voltar para casa no final do dia, pendure suas roupas na cadeira para arejar até a manhã seguinte.
  5. Deguste seu jantar com calma e se alimente bem. Depois disso, lave a louça e deixe a pia da cozinha limpa.
  6. Assista seu programa preferido, leia um bom livro, divirta-se jogando ou batendo papo com seus familiares e, ao deixar a sala de TV afofe as almofadas, tire os copos e pratos espalhados caso tenha levado alguns petiscos para lá.
  7. Antes de se deitar, revise sua agenda para o dia seguinte e separe algum material que precisará levar – isso evitará que você perca tempo pela manhã procurando caso não se lembre onde guardou o referido material.
Para ganhar tempo, já deixe separada a roupa e acessórios que vai usar na manhã seguinte.


Continue organizando ciente de que a maior organização de todas e a que você precisa fazer em sua própria mente 

Essas pequenas ações sugeridas acima é uma questão de hábito e não levam muito tempo para realizá-las. Aos poucos, você perceberá que colocando cada coisa em seu lugar e tendo um lugarpara cada coisa tudo fica mais leve e prático e você se sentirá mais livre.

E aqui vai uma sugestão para que você localize seus pertences, documentos e materiais com facilidade:
➤ Numa hora mais tranquila, aproveite para rever as coisas que você guarda. Leve em conta que com menos coisas vive-se sem estresse e sobra mais tempo para desfrutar das coisas boas da vida. Organize suas coisas, desde que sejam úteis e que sejam armazenadas de maneira que você possa pegá-las sem ter que tirar todas as caixas da frente para alcançá-las, devolvendo-as para o mesmo lugar depois de usadas  – esse é o lema do bem-viver
Tente seguir essas dicas, veja o resultado e deixe aqui um comentário sobre sua experiência!

Se ainda assim precisar de uma consultoria, Yorganiza é a solução!

Meu abraço,
Yolanda Hollaender
Sócio fundadora da ANPOP e membro do ICD

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é importante para nós!

Fique por dentro das novidades

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!

O que você procura?

Contato:

suporte@desorganizacao.com.br
Telefone: 11 5524-2014

Destaques no blog

Subir