Por que algumas pessoas são tão desorganizadas?

Publicado no dia 20 de março de 2017


De fato, um número expressivo de pessoas sofre de desorganização crônica. Mas por quê? Por que para alguns organizar-se e manter-se organizado é tão difícil enquanto para outros é algo comum, corriqueiro?

A desorganização pode ocorrer nos pensamentos, nas contas, nos documentos, no trabalho, nos objetos, nos ambientes, enfim em todas as situações.


À primeira vista pode parecer que a explicação é simples. As pessoas são desorganizadas porque são preguiçosas.  Não é bem assim, a resposta é complexa, então vamos lá, por partes.

Um aspecto importante a ser considerado é que organizar é uma função complexa de cognição, que demanda um bom funcionamento cerebral. Organizar envolve várias habilidades mentais. Inicialmente, tem que se manter a atenção focada na tarefa que se está executando, evitando distrações no processo, o que envolve o controle da vontade e do freio inibitório para não se distrair.

Organizar também significa deparar-se com um problema que deve ser identificado. Propor caminhos para a solução, além de um planejamento, para saber a sequência que se deve proceder. 

Sem um bom funcionamento executivo, flexibilidade mental e memória estas operações mentais são bastante dificultadas. A memória é bastante requisitada, tanto a memória prospectiva que se atenta com o que vai acontecer no futuro (no caso o que pode ocorrer caso não houver organização) como a memória propriamente dita, para lembrar das estratégias que já foram utilizadas.

Existem várias situações que podem fazer com que o cérebro não esteja no máximo de seu desempenho, tais como lesões e distúrbios de funcionamento como déficit de atenção e hiperatividade. Mas ...

Problemas com o hardware e o software mentais não explicam tudo!

A organização depende de estratégia e de sistematização. Algumas pessoas são hábeis em pensar estratégias, mas péssimas para manter a sistematização.  Pessoas são naturalmente diferentes, algumas mais criativas e outras mais sistemáticas. Pessoas predominantemente criativas vão ter que aprender a controlar sua tendência de sempre usar sua mente para criar coisas novas e aceitar a tarefa de manter uma sistematização de sua ação.

Tem gente que não faz uma ação completa, por exemplo: se vai se preparar para trabalhar, toma banho e não pendura a toalha; escova o dente e não fecha a pasta e nem guarda os utensílios; escolhe a roupa e não guarda o que não vai utilizar ou não fecha as gavetas...

Dá para visualizar que, em alguns minutos, essa pessoa desorganizou todo o ambiente. Pode ser que essa pessoa realmente não aprendeu a executar a ação completa, não foi treinada, não se importa ou acha que não tem tempo ou, pior, contam que outro alguém irá fazer a ação por ela.

Existem pessoas que têm como padrão de comportamento procrastinar – se acham a tarefa chata, difícil, trabalhosa ou que não têm segurança na realização, deixam para depois. Este ‘deixar para depois’ muitas vezes gera acúmulo de tarefas não feitas e maior desorganização. É uma bola de neve. Se era desagradável um pouco de tarefa de organização, agora ficou ainda pior e a resistência aumenta mais ainda.

Posso falar ainda dos aspectos emocionais que atrapalham a organização, como situações de grande sofrimento emocional; comportamentos compulsivos, de extremo apego e de acúmulo de materiais. Mas, deixarei esta parte para uma próxima vez.

O importante é que fique claro que quem tem problema com a organização e está se incomodando não precisa ficar sofrendo e carregando a culpa.


Saiba que existem profissionais que podem auxiliá-lo na solução do problema!


O Personal Organizer é especialista em criar sistemas de organização que se adaptam a cada pessoa, e o Psicólogo trabalha com a mudança de comportamento e tratamento de aspectos emocionais e psicológicos que podem estar contribuindo para a desorganização.

Deborah J. Williamson Passos
Psicóloga Clínica

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é importante para nós!

Fique por dentro das novidades

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!

O que você procura?

Contato:

suporte@desorganizacao.com.br
Telefone: 11 5524-2014

Destaques no blog

Subir