Desorganização e Criatividade

Publicado no dia 25 de novembro de 2014


Esta semana, enquanto fazia minhas meditações, ouvi uma música num dos vídeos de Regina Tavares: “A ordem se sobrepõe ao caos...”.

Sinto isto, intrinsecamente em minha alma, mesmo com uma tendência artística, acredito na ordem das coisas, pois sem ela vivemos escravos do tempo perdido, procurando instrumentos de trabalho, a chave do carro, o documento assinado pelo patrocinador principal do seu espetáculo, etc.

O caos pode aumentar a criatividade, assim como o estresse.

Quando o caos pode atrapalhar

Procuro e não acho;

Pago duas vezes a mesma conta;

Não pago a conta no vencimento, e pago juros;

Perco o compromisso, pois não pesquisei o caminho previamente;

Esqueço o compromisso, pois não uso agenda;

Atraso-me para a reunião, e perco o contrato.

Leia abaixo o texto DESorganização, de Priscila Stucky, e reflita!

Vejamos esta situação corriqueira na vida de um feliz desorganizado. Ele acorda atrasado, não porque não colocou o relógio para despertar. Ele fez isso. Mas esqueceu o relógio na cozinha, tendo despertado todos os vizinhos menos a si próprio. Pessoas desorganizadas têm o sono pesado. Acorda atrasado, vai para o banheiro, liga a água que não esquenta de jeito nenhum. A luz foi cortada às oito da manhã porque ele se esqueceu de pagar a conta. Toma um banho frio que é ótimo para a pele. Pessoas desorganizadas têm ótima pele. Como não tinha sabonete, ele limpa o corpo com xampu. Conclui-se que uma pessoa desorganizada inventou o sabonete líquido. Procura uma toalha para se enxugar, estão penduradas na corda. Dá uma corridinha rápida até o varal e pega uma. A vizinha de noventa anos o vê pelado e passa o dia sorrindo. Pessoas desorganizadas alegram os idosos. Ele vai procurar uma roupa, mas todas estão sujas, ou por passar. Encontra um terno, e coloca com uma camiseta branca, passando só a parte da frente. Fica muito sexy. Pessoas desorganizadas são sexy. Ele sai sem tomar café preto, já que a cafeteira funciona com eletricidade. O que faz muito bem para a saúde e não deixa os dentes amarelados. Entra no carro que sempre está com a chave na ignição, desta forma nenhum ladrão rouba pensando ser uma pegadinha. Pessoas desorganizadas não têm seus carros roubados.

Mas ele precisa voltar para o apartamento, pois esqueceu os papéis para a reunião. Obviamente os papéis fugiram de onde estavam. Ele começa a caça, e encontra uma carta de amor da primeira namorada. Pessoas desorganizadas têm agradáveis surpresas. Ele não encontra os papéis para a reunião, mas vai assim mesmo. Todos estão esperando – ele está atrasado vinte minutos. Pede desculpas e vai falando que todos os conceitos para aquele projeto precisam ser revistos. Abre a pasta, pega um calhamaço de folhas aleatoriamente e as rasga na frente do seu chefe. Diz que trabalhou naquilo durante toda a semana, mas é humilde suficiente para admitir que não fez um bom trabalho. Que pode fazer muito melhor. O chefe fica impressionado com o funcionário impetuoso, e pede para que ele diga o que pretende mudar no projeto. Como todo desorganizado é criativo ele faz uma explanação muito melhor do que letrinhas no papel e é promovido. Enquanto o desorganizado fala, o organizado anota toda a pauta para que o chefe tenha tudo escritinho. O desorganizado tem agora uma secretária que fará os pagamentos. Sua pele vai piorar bastante. 

Nomeia o organizado seu assessor. Como primeira tarefa, o organizado retira os papéis rasgados da mesa, lê e comprova que era o projeto antigo. Conclui que o desorganizado é um gênio.

Pessoas desorganizadas são geniais, porque só sendo genial para conseguir sobreviver a tanta desorganização.

Você acredita realmente, que esta pessoa receberia uma promoção?

Enfim, mesmo que a resposta seja positiva, qual será o nível de estresse em viver sempre no limite, de ter que inventar desculpas além de obras de arte?

Entendo que o equilíbrio é o melhor em todas as situações, criar com organização, isto pode dar certo. 

Será que se vive bem e feliz, em meio a tanto caos, para continuar nesse caminho?

Susi Cappucci

Se você quer compreender a desorganização e precisa de ajuda, fale conosco!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é importante para nós!

Fique por dentro das novidades

Digite seu endereço de email e fique por dentro das novidades!

O que você procura?

Contato:

suporte@desorganizacao.com.br
Telefone: 11 5524-2014

Destaques no blog

Subir